Estádio do Santa Cruz Futebol Clube - ㅤ

Estádio do Santa Cruz Futebol Clube

INÍCIO


De 1914 a 1943, o Santa Cruz era considerado um clube nômade, sem um campo e uma sede fixa. Apenas em 1943, o Tricolor alugou um terreno entre a avenida Beberibe e a rua das Moças, local onde hoje está o Estádio do Arruda. Em 1954, o Santa comprou o terreno, por 4 milhões de cruzeiros. Na época, José do Rego Maciel era o prefeito do Recife, por isso, foi homenageado com seu nome no estádio, e o ex-presidente tricolor Aristófanes de Andrade teve participação decisiva no processo.


CONSTRUÇÃO:

Logo após a compra do terreno, em 1954, o clube começou a fazer campanhas junto aos torcedores, que acabaram ajudando a construir inicialmente o "Alçapão do Arruda", com arquibancadas de madeira e situado em posição oposta à atual.



Antes que a obra ficasse pronta, surgiu a possibilidade de Pernambuco sediar a Minicopa em 1972, torneio disputado por 20 seleções do Mundo no Brasil. O governador do Estado, Eraldo Gueiros, não queria ver o Recife de fora dessa competição e interveio nas obras do Arruda, concluídas em 1972. Gueiros serviu como avalista para o empréstimo de 4,6 milhões de cruzeiros do Grupo Financeiro Campina Grande ao Santa Cruz. Com o fim da reforma, a capacidade do estádio pulou de 25 para 64 mil.


Arruda sendo construído


Inauguração oficial do Arruda  em 1972 

AMPLIAÇÃO

O Arruda ganhou a forma atual em 1982, com a construção do anel superior. Após a ampliação, o Mundão se tornou na época o quarto maior estádio particular do Mundo. A inauguração aconteceu em 1° de agosto, num torneio entre Santa, Sport, Náutico e Central, onde foi registrada a presença de 86.738 pessoas.


Maquete do projeto de ampliação do Arruda

Depois de ampliado o Mundão passou a receber grandes jogos e públicos e se transformou na maior praça esportiva da Região Norte/Nordeste. Uma verdadeira atração turística da cidade do Recife.

E foi no ano de 1993 que o Arruda recebeu seu maior público. Durante as eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994 Brasil e Bolívia se enfrentaram no estádio e atraíram cerca de 96 mil pessoas às arquibancadas.


REFORMA:

Com o passar dos anos e sem a devida manutenção, o estádio do Arruda se deteriorizou e, em 2008, o anel superior acabou sendo interditado por medida de segurança.

Arruda no início dos anos 2000

Em 2009 o presidente Fernando Bezerra Coelho assumiu o clube e anunciou um investimento de R$ 3 milhões 950 mil em obras no estádio. Em três meses, o gramado foi todo trocado, a estrutura das arquibancadas foi recuperada, toda a parte elétrica e os refletores foram substituídos, o estádio ganhou uma pintura diferente, os banheiros revitalizados e novas cadeiras foram instaladas.

Arruda sendo reformado em 2009 

Cerca de R$ 3 milhões 950 mil foram investidos em obras no estádio

Com o fim das obras de reforma do Colosso do Arruda, o estádio voltou a receber grandes públicos, como no jogo que marcou o acesso do Santa Cruz à Série B em 2013, diante do Betim/MG, com 60.040 espectadores presentes.

Imagem externa do Colosso do Arruda em 2011

Arruda lotado em 2013


Arruda 2015